Descrição
O curso de Pós-graduação em Formação de docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial, abordará criticamente a reflexão sobre a importância da ação docente na Educação Infantil, sobretudo junto aos alunos com necessidades especiais, entendendo o contexto sociocultural brasileiro visando a busca por mais equidade. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a esse seguimento e também com as necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento. O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais em cada caso e viabilizarem ações de ensino mais coerentes.
Objetivo Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem das crianças e sobretudo daquelas com Necessidades Especiais.
Objetivos Específicos
-Refletir criticamente sobre a educação de modo geral e da inserção e inclusão real daqueles com necessidades especiais.
-Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos da Educação Infantil de modo geral e também àqueles com necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Formação de docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial, destina-se a Professores, educadores sociais, facilitadores de ONGs e demais interessados.
Carga Horária
N° |
Disciplinas |
Ch |
01 |
Ética Geral E Profissional |
40 h |
02 |
Metodologia Científica |
40 h |
03 |
Direitos Humanos |
40 h |
04 |
Língua Brasileira de Sinais – Libras |
40 h |
05 |
Docência do Ensino Superior |
40 h |
06 |
Inovações Tecnológicas |
40 h |
07 |
Políticas e referencias curriculares na educação |
60 h |
08 |
Filosofia e Docência na Educação Infantil |
60 h |
09 |
Didática e planejamento na Educação Infantil |
60 h |
10 |
Deficiências múltiplas |
60 h |
11 |
Transtornos Globais do desenvolvimento |
60 h |
12 |
Alfabetização e Letramento |
60 h |
13 |
Comunicação alternativa |
40 h |
14 |
Tecnologias assistivas |
40 h |
15 |
Trabalho De Conclusão De Curso – TCC |
40 h |
Carga Horária Total |
720 h |