Pós-Graduação

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo os seguintes aspectos: Capacitar especialistas em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável para o ingresso em carreiras públicas ligadas ao meio ambiente; Capacitar profissionais para exercer cargos de direção, gerência e assessoramento superior na área ambiental; Capacitar profissionais para a elaboração e avaliação de projetos ambientais.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, destina-se a Profissionais de nível superior interessados em desafios ambientais, em oportunidades de negócio, na atualização de seus conhecimentos e em exercer funções de gerência ou assessoria técnica em temas relacionados com pesquisa, planejamento ou gestão do meio ambiente.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15           Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Educação Ambiental: Definição, Histórico e Característica Educação Ambiental  Gestão de Recourses Hídricos Introdução às Ciências Ambientais   Legislação Ambiental Educação Ambiental para Sustentabilidade  Remediação Ambiental          Substâncias Químicas e seus Impactos          Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total   40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h    720 h      

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DOCÊNCIA EM FISIOTERAPIA

DOCÊNCIA EM FISIOTERAPIA

EDUCAÇÃO

O curso de pós-graduação em Docência em Fisioterapia, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca da Docência em Fisioterapia, analisar os fundamentos da Docência em Fisioterapia refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural, aprofundar os conhecimentos sobre Docência em Fisioterapia a partir das diversas concepções, favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como Especialista em Docência em Fisioterapia.   Público Alvo A pós-graduação em Docência em Fisioterapia, destina-se a graduados em Fisioterapia.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 Inovações Tecnológicas Práticas Integradas em Fisioterapia Educação Continuada e Atualização Profissional em Saúde Docência em Ciências da Saúde Fisioterapia na Função Locomotora Fisioterapia Respiratória Fisioterapia Dermatofuncional          Fisioterapia Cardiofuncional e Neurofuncional Fisioterapia Uroginecofuncional Trabalho de Conclusão de Curso –TCC Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 720 h

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EDUCAÇÃO FÍSICA EM GERONTOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA EM GERONTOLOGIA

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Educação Física em Gerontologia, tem como objetivo os seguintes aspectos: - Aperfeiçoar conhecimentos clínicos, de avaliação e prescrição do exercício físico para idosos; - Especializar novos profissionais na área de Educação física em Gerontologia.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação Física em Gerontologia, destina-se a profissionais de Educação Física.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Anatomia e Fisiologia do Envelhecimento    60 h 08 Avaliação Física e Funcional do Idoso         60 h 09 Exercícios Aquáticos no Envelhecimento     60 h 10 Prescrição do Treinamento Aeróbico para Idosos     60 h 11 Prescrição do Treinamento Contra Resistência para Idosos 60 h 12 Prescrição do Treinamento de Equilíbrio e Flexibilidade para Idosos 60 h 13 Teorias do Envelhecimento    60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 40 h   Carga Horária Total 700 h

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DOCÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

DOCÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Docência em Gestão Pública, amplia a compreensão de concepções acerca da Gestão Pública e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da docência no Ensino Superior, Favorece a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como docente em Gestão Pública, analisa os fundamentos da Gestão Pública refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação em Docência em Gestão Pública, destina-se a profissionais bacharéis em Administração, Economia, Ciências Contábeis e outros profissionais com Curso Superior que atuam na área de Gestão Pública.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Controladoria e Gestão de Tributos Tópicos Especiais em Ciências Jurídicas  Direito na Administração Pública Docência no Ensino de Gestão Pública Orçamentos e Finanças públicas Administração Pública Contemporânea Elaboração de Projetos Públicos e Captação de Recourses Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 700 h  

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EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo os seguintes aspectos: - Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador da infância na atual sociedade brasileira; - Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; - Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação      da infância; - Aprofundar os conhecimentos acerca do currículo e da organização do trabalho pedagógico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e relacioná-los à prática pedagógica;   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, destina-se a Pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à educação para infância (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental).   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira De Sinais - Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Currículo, Organização e Avaliação do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental 80 h     08 Fundamentos Psicológicos, Pedagógicos e Legais para Educação da Infância 80 h 09 O Ensino de Arte e Educação Física 80 h 10 O Ensino de História e de Geografia 60 h 11 O Ensino de Língua Portuguesa: alfabetização e letramento 60 h 12 O Ensino de Matemática e de Ciências Naturais 60 h 13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h

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DOCÊNCIA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

DOCÊNCIA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Docência em Licitações e Contratos Administrativos, tem como objetivo ampliar a compreensão de concepções acerca de Licitações e Contratos Administrativos e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da docência no Ensino Superior, favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como docente em Licitações e Contratos Administrativos; Desenvolver atividades de pesquisa, na área de Licitações e Contratos Administrativos, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo, Aprofundar os conhecimentos sobre Licitações e Contratos Administrativos a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para atuarem na formação de auditores públicos.   Público Alvo O curso de Pós-graduação em Docência em Licitações e Contratos Administrativos destina-se a bacharéis em Economia, Administração de Empresas, Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito, ou correlatos a área de Licitações e Contratos.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral e Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Contratos Administrativos 60 h 08 Ensino e Pesquisa 60 h 09 Licitações Públicas 60 h 10 Processo Administrativo Disciplinar 60 h 11 Agentes Públicos e Servidores Estatais 60 h 12 Mediação e Arbitragem em Contratos Administrativos 60 h 13 Regimes Previdenciários da Administração Pública 60 h 14 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40 h   Carga Horária Total 700 h

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EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Educação para o Trânsito, tem como objetivo os seguintes aspectos: - Analisar as atuais tendências educacionais de trânsito no Brasil, refletindo sobre o atual contexto sócio-histórico-econômico-cultural e relacioná-lo às novas necessidades educacionais; - Aprofundar os conhecimentos acerca das diversas concepções de aprendizagem, desenvolvimento sócio-bio-psicológico, reconhecendo suas implicações para o ensino de trânsito; - Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber sobre o trânsito não fragmentado; - Compreender o processo histórico da mobilidade humana e os impactos desta na vida das pessoas; - Desenvolver os conceitos do ensino de trânsito, visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores atuantes na educação pré-escolar e Ensino Fundamental; - Estimular a pesquisa em ensino de trânsito de forma a contribuir para o desenvolvimento e formação do profissional reflexivo; - Favorecer a formação crítica e criativa, superando a concepção reducionista de que educação para o trânsito é apenas preparação do futuro condutor, destacando seu papel profissional como mediador na aprendizagem de conceitos de trânsito; - Refletir criticamente sobre a importância do Trânsito na formação do cidadão, tanto no contexto da educação em geral, como na mediação de conflitos e evoluções científicas e tecnológicas.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação para o Trânsito, destina-se a Profissionais graduados interessados na formação do cidadão consciente no trânsito.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12           Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Acidentes e Segurança no Trânsito Educação para a Vida no Trânsito     Gestão de Conflitos e Cultura da Paz no Trânsito Mobilidade Humana Psicologia e Comportamento Humano no Trânsito Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 580 h

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EDUCAÇÃO ESPECIAL E AEE

EDUCAÇÃO ESPECIAL E AEE

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Educação Especial e AEE, tem como objetivo Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema. Contribuir para que o profissional: - Elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos. - Promova discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE). - Dialogue e elabore materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Educação Especial e AEE, destina-se a graduados que queiram se especializar no Atendimento Educacional Especializado promovido por instituições educativas inclusivas e multiculturais, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14       Língua Brasileira de Sinais – Libras Docência do Ensino Superior Inovações Tecnológicas Salas de recourses multifuncionais e o AEE TGD, altas habilidades, superdotação e AEE Tecnologia assistiva e comunicação alternativa Deficiência visual e auditiva Deficiência intelectual e Física Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Carga Horária Total 40 h 40 h 40 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 60 h 40 h 700 h

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ANÁLISE ACÚSTICA VOCAL FORENSE

ANÁLISE ACÚSTICA VOCAL FORENSE

EDUCAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Análise Acústica Vocal Forense, tem como objetivo favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, bem como desenvolver atividades de pesquisa, no campo da voz, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo. Assim, contribuindo para a formação profissional compatível com o atual mercado de trabalho e com os avanços tecnológicos. Dessa maneira, aprofundando o conhecimento em anatomia e análise vocal, introduzindo as noções e terminologias jurídicas. Apresentando noções de bioética, propiciando conhecimento sobre noções de acústica, capacitando o profissional para realizar a análise do perfil comunicativo. Ainda, apresentar os fundamentos dos exames grafotécnicos. Por fim, apresentar os recourses tecnológicos para análise de imagens, áudios e mídias, e introduzir o procedimento de realização de perícia.   Público Alvo  O curso de Pós-graduação Análise Acústica Vocal Forense, destina-se a fonoaudiólogos graduados.   Carga Horária N° Disciplinas Ch 01 Ética Geral E Profissional 40 h 02 Metodologia Científica 40 h 03 Direitos Humanos 40 h 04 Língua Brasileira de Sinais – Libras 40 h 05 Docência do Ensino Superior 40 h 06 Inovações Tecnológicas 40 h 07 Introdução ao Estudo do Direito 60 h 08 Exames Grafotécnicos 60 h 09 Linguística 60 h 10 Noções Jurídicas e Bioética 60 h 11 Recourses Tecnológicos e Mídia 60 h 12 Dinâmica Pericial em Análise Vocal 60 h 13 Princípios de Acústica e Acústica da Voz 40 h 14 Anatomofisiologia e Fundamentos Otorrinolaringológicos Da Voz     40 h 15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 h   Carga Horária Total 720 h

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